QUAL É O SEU IMPACTO COMO LÍDER?

Você tem avaliado o seu impacto como líder? Um bom caminho para isto é OBSERVAR AS PESSOAS com as quais interage, no trabalho, na comunidade e até mesmo em família. O BRILHO NOS OLHOS, O CONTEÚDO DAS CONVERSAS, o movimento corporal, as conexões, as trocas, os aprendizados... TODAS ESTAS INTERAÇÕES podem te levar a se perceber atuando mais profunda e positivamente no mundo.
 
Refleti muito sobre isto durante a 1ª ACADEMIA DE LÍDERES UBUNTU (ALU), EM ESCOLAS, DA AMÉRICA LATINA, realizada em Mogi das Cruzes (SP). Durante duas semanas muito especiais, em agosto, presenciei EDUCADORES ENGAJADOS, JOVENS se percebendo como PROTAGONISTAS, MUITA GENTE QUERENDO TRANSFORMAR REALIDADES, incluindo o time da própria ALU, como eu, motivado ao ver um projeto tão esperado sair do papel com tanta potência e beleza. 
 
Foi incrível acompanhar e participar ativamente dessa ALU, vendo CADA PESSOA FAZENDO O SEU MELHOR em prol da LIDERANÇA SERVIDORA, tendo como inspiração uma das frases mais significativas de Nelson Mandela: “TUDO PARECE IMPOSSÍVEL ATÉ QUE SEJA FEITO”. 
 
Na primeira semana em Mogi das Cruzes, 17 professores da rede pública municipal e estadual mergulharam no conteúdo da Academia, VIVENCIANDO, EXPERIMENTANDO E REFLETINDO sobre os temas que, em seguida, nortearam a parte prática da sua formação em FORMADORES UBUNTU, quando conduziram a “Semana Ubuntu” para 39 estudantes de seis escolas onde o grupo leciona.  
 
A partir do exemplo de Mandela em LIDERANÇA SERVIDORA, esses jovens foram convidados a refletir sobre a própria realidade e, também, sobre como CONSTRUIR PONTES, ao invés de muros, além do valor do CUIDADO consigo, com as outras pessoas e com os ambientes ao redor. Aos poucos, foram se percebendo protagonistas do seu futuro, expressando sonhos, se identificando com outros jovens para CAMINHAREM JUNTOS. Passo a passo, entenderam o significado de Ubuntu: TORNAR-SE PESSOA POR MEIO DAS RELAÇÕES. 
 
OS SORRISOS, AS LÁGRIMAS, OS ABRAÇOS, AS FOTOS, AS EMOÇÕES COMPARTILHADAS nos momentos de celebração e encerramento da “Semana Ubuntu” foram, para mim, um sinal muito positivo de vínculos criados. E, principalmente, sobre o POTENCIAL DA ALU PARA TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO, ao mostrar aos estudantes como eles podem atuar para melhorar as condições materiais das escolas, criar relações mais genuínas com colegas e professores e olhar para a comunidade ao redor, sempre a partir da LIDERANÇA SERVIDORA. 
 
Esta primeira ALU na América Latina deu início à realização de um SONHO COMPARTILHADO, que nasceu no Instituto Padre António Vieira, em Portugal, e está se espalhando pelo mundo. LIDERAR ESTE PROCESSO NO BRASIL e nos demais países latino-americanos, a partir do que vivenciamos em Mogi das Cruzes, reforça o meu propósito de INSPIRAR PESSOAS, EQUIPES E ORGANIZAÇÕES NA EXPRESSÃO DE SUAS HUMANIDADES.

 

A ALU é um POTENTE MOVIMENTO EM REDE, para espalhar valores como solidariedade, irmandade, respeito, justiça, dignidade humanidade, confiança e outros valores profundamente relacionados ao significado de EU SOU PORQUE VOCÊ É. Que, a partir de agora, ele possa crescer em Mogi das Cruzes e se espalhar por centenas de escolas.   
Próximo
Próximo

TODO LÍDER MODERNO DEVERIA FAZER FORMAÇÃO DE PALHAÇO!