13720510483_1d4bc76645_o.jpg

Desenvolvimento

de jovens

 
 

O que é?

Os Programas de EUpreendedorismo aplicados aos jovens foi onde tudo começou. Reflexões sobre o EUpreendedorismo entre pessoas iniciando sua jornada profissional, facilitam a caminhada de cada um, gerando mais alinhamento e coerência entre seus respectivos propósitos e caminhos de carreira.

Contexto

Cada vez mais as organizações enfrentam gaps em seu pipeline de liderança. Em momentos críticos de suas trajetórias, carecem de líderes capazes de enfrentar os significativos desafios de crescimento e, também, de lidar com as incertezas e as grandes e constantes mudanças do mercado atual. 
Neste contexto, as organizações perceberam a importância de se investir em programas estruturados de jovens, com o objetivo de acelerar o crescimento e o desenvolvimento de jovens com alto potencial, justamente para alimentar o pipeline de sucessão de líderes na organização.  
Desde 2009, eu desenvolvo metodologias customizadas para apoiar organizações e jovens nesse processo acelerado de desenvolvimento. Inspirados na filosofia UBUNTU e no Modelo Integral, os programas de jovens talentos, em geral, estão baseados nos seguintes pilares: 

Reflexão de Propósito e Mapeamento de Caminhos de Carreira: processo de aprendizagem coletivo que permite aos jovens refletirem sobre seus talentos e áreas de interesse. Eles são estimulados a visualizarem e desenharem possíveis caminhos de carreira, alinhados tanto aos seus interesses pessoais como ao propósito da organização como um todo. Um processo de aprendizagem que amadurece os jovens individualmente e, também, nas suas mais variadas relações. 

Desenvolvimento de Competências para Ação: com base no Modelo PURPOSE de EUpreendedorismo, os jovens são estimulados a refletirem e praticarem diversas competências que serão fundamentais no dia a dia de suas funções nas áreas, e também na realização de projetos. 

Coaching Individual: com o objetivo de dar ainda mais foco no desenvolvimento e acelerar o processo de aprendizagem, ofereço também encontros individuais para apoiar os jovens em suas questões particulares. E por funcionar em rede, conto com uma rede de coaches com as mais variadas formações e distintos backgrounds profissionais. Assim, escolho os coaches ideais para os desafios de cada jovem. 

Projetos: acredito que o aprendizado acontece, de fato, na prática, fazendo! Assim, apoio muito a ideia da realização de projetos durante o programa de jovens. 
Seja com organizações que já possuem esse processo estruturado ou com aquelas em fase anterior a essa, nossa experiência mostra que naturalmente, ao longo do processo de EUpreendedorismo, alguns projetos emergem e necessitam de apoio e de desenvolvimento técnico e comportamental para serem realizados com a máxima eficiência. 

Desenvolvimento dos Gestores: acompanhando todo o processo de desenvolvimento dos jovens, realizo diversos workshops com os gestores, para apoiá-los em seus papéis e nos desafios de lidarem com jovens no início de suas carreiras. Em nossos programas implementamos workshops de sensibilização de competências, troca de experiências entre os gestores e desenvolvimento de competências desses mesmos profissionais. 

 
13720573305_5c33a987de_o.jpg
 
13716356883_28947e6dc0_o.jpg