31775262751_c13cd0c98f_o.jpg

Team building


Tive oportunidade de trabalhar com o Edu em diversas ocasiões e gosto demais do seu método de trabalho, em especial as ações de Team Buildings. Abordamos diversos temas como construção de propósito, aprimoramento das relações, equipe de alta performance, inovação, entre outros. A estrutura de trabalho foi muito vencedora. Incluiu um diagnóstico preciso, feito através de conversas prévias aos encontros presenciais com membros das equipes. Os workshops foram desenhados a partir do diagnóstico e do objetivo da Empresa, do Líder, etc. O Edu possui uma habilidade incrível para condução de workshops, pois consegue capturar a essência das discussões, desafiar as pessoas para saírem da zona de conforto e por fim, concretizar ideias em ações, planos e compromissos!
— Paulo Garbuio (Gerente de RH da Danone)

Em um mundo cada vez mais sistêmico, interdependente e com desafios complexos, a saída, definitivamente, é atuar colaborativamente na busca de soluções. Trabalhar em equipe é, ao mesmo tempo, uma das competências mais básicas e uma das mais desafiadoras. É comum, nos programas que realizo, encontrar equipes que, na verdade, são um grupo de indivíduos, cada um defendendo interesses individuais ou de suas respectivas áreas funcionais – muitas vezes, eles nem se recordam por que, de fato, estão juntos.

Esta realidade gera um enorme desperdício no mundo organizacional. Desperdício de tempo, com inúmeras reuniões improdutivas, e, principalmente, desperdício de energia e talento, pois, com frequência, envolve profissionais altamente capacitados, literalmente desperdiçando o seu potencial.

Neste contexto e baseado na essência UBUNTU de colaboração, relacionamento e interdependência, sou procurado por inúmeras organizações em busca de apoio no desenvolvimento de equipes, para que funcionem de uma maneira mais efetiva e verdadeira, alcançando seus objetivos.

Desde 2009, já realizei centenas de trabalhos nas mais variadas áreas: marketing, comercial, jurídico, engenharia, operações, recursos humanos, etc. Aproveitando o diferencial de atuar em rede, tenho inúmeros parceiros, com as mais variadas competências e experiências profissionais. Isso contribui muito para o desenho efetivo e customizado para as necessidades específicas de cada equipe.

 

COMO FUNCIONA?

Em geral, na maioria dos processos de construção de equipes, sigo as seguintes etapas:

• Diagnóstico: por meio de entrevistas em profundidade e análises de documentos estratégicos da equipe, procuro levantar os temas fundamentais a serem trabalhados no processo de desenvolvimento. Nesta etapa, busco temas sutis, ou seja, o que se fala no café, as raízes causadoras dos desafios enfrentados pela equipe, entre outros.

• Planejamento e Desenho: a partir de temas levantados, eu, como facilitador, e representantes da organização desenhamos e refinamos em conjunto as etapas e o fluxo de desenvolvimento. Assim, cocriamos os “roteiros referência” para os workshops a serem implementados.

• Propósito: criação do propósito de uma equipe ou caminhos para reconectá-la ao propósito já existente.

• Roadmap: frentes de trabalho para equipes caminharem em direção ao propósito. Inspirado no Modelo Integral, busco, em conjunto, definir quais frentes de trabalho conduzirão o grupo rumo aos objetivos estabelecidos.

• Desenvolvimento de Competências: implementação de intervenções de desenvolvimento, com o objetivo de realizar os planos de ação. Inspirado no Modelo PURPOSE e nas competências de liderança da organização, para se ter colaboradores prontos para encarar desafios.

 
14708741932_0c13ac5004_o.jpg
31050574934_b0c68f4c30_o.jpg