QUER MAIS ENGAJAMENTO DA SUA EQUIPE? COMECE POR VOCÊ!!!

Nos últimos anos, ao trabalhar no desenvolvimento de centenas de equipes por meio do EUpreendedorismo, invariavelmente tenho escutado o seguinte pedido na fase de briefing e diagnóstico: “Preciso das pessoas mais engajadas, Edu!”

Esqueça “as pessoas” por um instante e pense em você... Por quais atividades você se sente engajado na vida? Vá um pouco mais fundo: o que existe por trás desse engajamento? Ou melhor, o que “na sua essência” é importante realmente e promove a sua inspiração e motivação?

Vou abordar a questão do engajamento pela lente do Coaching Ontológico, a terceira formação em Coaching que fiz na minha carreira. Para começar, Ontologia significa estudo do Ser.

 Por esta perspectiva, temos uma coerência entre Linguagem (os julgamentos mentais que temos da vida, dos outros e, no fim, de nós mesmos), as Emoções e o Corpo Físico.
 
O seu corpo é um termômetro do seu engajamento – Vamos começar pelo Corpo Físico. Já reparou como ele se comporta quando você está engajado? Em geral, há uma certa agitação, um aumento de tensão, pois o corpo está pronto para agir, fazer, se mover em direção àquilo que te atrai.

Um dos grandes termômetros de momentos como esse é reparar no Corpo Físico no ambiente de trabalho, por exemplo, quando a sua equipe entra na sala para a periódica Reunião de Staff... Como estão os corpos de cada colaborador? Em algumas organizações, sinto as pessoas indo mais para um “abatedouro” do que movidas a discutir um projeto crítico para a estratégia do negócio e consequente resultado daquele time.

E as emoções, então? Primeiro, novamente, se lembre de você... O que sente quando está envolvido com algo que te engaja? Entusiasmo e alegria são emoções típicas quando se está envolvido, participando verdadeiramente...

 
E qual tem sido o estado emocional da sua equipe? Também tenho observado, em geral, os times operando mais no medo e na resignação, certamente emoções mais alinhadas à paralisia e até ao recuo, ao invés de movimento e engajamento. 

Finalmente, voltando àquilo que te engaja na vida, quais são os julgamentos que permeiam o seu olhar para determinado assunto? Suas vozes internas dizem “Que máximo! Vai ser animal quando eu conseguir?”

Além disso, o quanto o seu engajamento tem relação com o teu propósito de vida?

Na fase de diagnóstico, busco escutar de todo líder ou gestor quais julgamentos predominam nos indivíduos e em suas relações? Julgamentos como “Não vai mudar, não tem jeito!” ou “Eu não posso, não me dão autonomia”, ou, finalmente, “O global, ou o regional, tem poder e nós, no local, só executamos”.

A coerência é fundamental em processos de liderança – Para trabalhar com profissionais engajados, é preciso valorizar a coerência entre Linguagem, Corpo e Emoções, tanto na dimensão individual quanto na coletiva.

Por isso, tenho trabalhado de maneira contínua com equipes de grandes organizações, como Kimberly Clark e Natura, aprofundando processos de Team Building , com mais chances de lidar com essas diferentes dimensões, essenciais para engajar os colaboradores visando à melhoria dos resultados. São processos que aumentam o engajamento, com resultados concretos.

Como já disse em outros artigos, é ilusão acreditar que uma palestra motivacional ou um workshop milagroso aumentarão, sozinhos, o engajamento!
 
Você tem interesse nesses temas? Vamos tomar um café e trocar ideias sobre o programa “Equipes em Contínua Aprendizagem” e como esta iniciativa tem apoiado algumas equipes a alcançar melhores performances?

Para terminar, anote na agenda: dia 20/3 (quarta-feira), às 19h, lançarei pelas Redes Sociais mais um projeto da minha jornada EUpreendedora: a “Happy Hour do Edu”, reunindo conversas inspiradoras sobre novas tendências e pessoas que estão “fazendo acontecer” no mundo. Nos próximos dias, você receberá mais detalhes!

Ubuntu. Eu sou porque você é. Você é porque nós somos.

 

Edu Seidenthal

 
Eduardo Seidenthal é um ser humano dedicado a inspirar aqueles ao seu redor a expressar suas humanidades. É fundador e membro da Rede Ubuntu de EUpreendedorismo, forma de pensar e agir para a ampliação da consciência dos indivíduos na realização de seus projetos profissionais e pessoais, a partir de suas essências.  
Anterior
Anterior

VOCÊ QUER MAIS AUTONOMIA?

Próximo
Próximo

QUAIS SÃO OS SIMBOLISMOS DA POSIÇÃO QUE VOCÊ OCUPA NA EMPRESA?